Será instalado amanhã o Conselho Permanente de Exportação de Mato Grosso (Cpex-MT), no gabinete do governador Blairo Maggi, em Cuiabá. Criado pela lei 8.774, de dezembro de 2007, tem o objetivo de orientar e definir diretrizes relativas às políticas de comércio exterior.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, visa à inserção das empresas de Mato Grosso, em especial as micro e pequenas no mercado internacional, de forma competitiva e sustentável. “Outra finalidade será propor, no âmbito das atividades de exportações e importações, soluções para os gargalos nos procedimentos, a fim de atingir o mercado externo dessas empresas”.
O técnico da Sicme Paulo Henrique Ribeiro Coelho Cruz afirmou que a instalação do Conselho será de grande importância para Mato Grosso, uma vez que ainda não existe no Estado uma associação que discute as políticas para a região. “Será um apoio também para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma vez que poderá trazer benefícios para empresas que se instalarem no local”, falou.
O conselho será presidido pelo governador Blairo Maggi, tendo como vice Pedro Nadaf. O Conselho conta com 17 instituições, entre órgãos do governo e outras entidades.