quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Conselho de Despachantes se reúne em Cuiabá e alinhará pauta de sugestões ao Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá

O Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de Mato Grosso (CRDD-MT) vai reunir aproximadamente 240 empresários representantes de despachantes num encontro que será realizado no dia 6 de dezembro no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Além de discutir questões de classe, como a tramitação do projeto de lei que regulamenta a profissão de Despachante Documentalista no Congresso Nacional, o evento servirá para apresentar novas tecnologias como ferramentas de trabalho e unificar pautas de sugestões na prestação de serviços que serão encaminhadas ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

A principal sugestão do CRDD é a desburocratização e descentralização dos serviços, que além dos despachantes, pode beneficiar a população diretamente. Uma das propostas já trabalhadas, de acordo com o presidente do Conselho, Valdemir Alcântara, é a implantação de um projeto em Mato Grosso, nos moldes do que já funciona em Santa Catarina e Bahia, que permite aos despachantes emitirem documentos a partir dos seus escritórios.

De acordo com o presidente do Conselho, Mato Grosso já chegou a registrar inadimplência de até 53% com o pagamento do IPVA. Em Santa Catarina, exemplifica Valdemir, a inadimplência não passa de 4%. “Se a emissão de documentos for autorizada aos despachantes, a inadimplência cai porque nós somos agentes arrecadadores do Estado de Mato Grosso e temos interesse na regularização do documento. Como ocorre em Santa Catarina e na Bahia, quando cidadão compra um veículo novo ou quer renovar o Licenciamento, o documento é emitido em minutos, inclusive em feriados, sábados e fora do horário normal de expediente”, exemplificou.

Após o evento, a classe deve engrossar a pauta de reivindicações para trabalhar na melhoria da legislação em Mato Grosso e também em Brasília, junto à bancada federal. “Nós temos propostas que facilitam o nosso trabalho, mas que também podem desburocratizar a vida do cidadão que não utiliza os serviços dos despachantes. Vivemos num mundo em que a tecnologia nos oferece inúmeras ferramentas e que podemos utilizá-las para desburocratizar e descentralizar o serviço público e dar mais tempo para o cidadão produzir mais, ter mais qualidade de vida e passar mais tempo com a família”, concluiu Valdemir.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT anuncia investimento em projeto-piloto para produção de gengibre e açafrão

A secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em...

Empresas em Diamantino contratam 517 novos funcionários, em Juara 88 e Mutum 49

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 517 vagas de...

Preço da cesta básica em Sinop tem leve queda e chega a R$ 761

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Setor florestal de Mato Grosso fatura US$ 104,6 milhões em negócios com 61 países

Indústrias madeireiras de Mato Grosso negociaram com 61 países...
PUBLICIDADE