PUBLICIDADE

Conselho aprova redução de ICMS para venda de gado em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informou hoje que foi aprovada a redução de 7% para 6% o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) referente às operações de venda de gado no mercado interestadual. A decisão é do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).

O pedido foi protocolado pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) na secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). Segundo a Famato, o documento foi subsidiado pelo estudo produzido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que avaliou as atuais alíquotas cobradas no estado, bem como um comparativo com outras unidades de federação, Mato Grosso do Sul, Goiás, e São Paulo (principais estados produtores).

O estudo analisou ainda as consequências dos desembolsos sobre a rentabilidade dos produtores rurais. Também foi aprovado o pedido da Famato para a inclusão de novos produtos e cadeias, bem como a regulamentação nos submódulos do PRODER, sendo: chia, milheto, niger, linhaça, painço, quinoa e sorgo.

“Foi levado em consideração que algumas dessas culturas são exportadas e não angariam benefícios de ICMS para Mato Grosso, pois são beneficiadas pela Lei Kandir. E com benefícios do ICMS, estima-se aumentar as produções dessas culturas e consequentemente o aumento da captação de ICMS pelo estado de Mato Grosso”, disse a entidade.

Participam do Conselho representantes das secretarias de Estado, entidades do setor produtivo, deputado estadual, Comércio e Indústria e Universidades. Fazem parte do Condepromat como membro titular, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e o suplente é o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE