O Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial aprovou, ontem, mais de R$ 144 milhões em financiamentos com recursos oriundos do Fundo Constitucional do Centro-oeste (FCO Empresarial). São 56 cartas-consulta de projetos empresariais, em vários municípios do estado, que devem gerar em torno de 718 empregos diretos e outros 1.822 postos de trabalho indiretos.
Os projetos serão financiados via Banco do Brasil e são de segmentos variados nas áreas de comércio e serviços, indústria e turismo. O FCO Empresarial tem previsão total de financiamento para este ano de R$ 840 milhões contemplando áreas da indústria, comércio e serviços, turismo e infraestrutura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ricardo Tomczyk, destaca que mesmo diante da crise econômica pela qual passa o país, muitos empreendedores vem buscando alternativas para diversificar e realizar novos investimentos em Mato Grosso e superar o momento atual.
Na reunião desta quinta-feira, o Cedem aprovou o desenquadramento de três empresas, sendo duas de beneficiamento de grãos e uma comercial, que contavam com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).