Um dos maiores eventos agrícolas da região, o Entec$$ – Encontro Nacional de Tecnologias para Segunda Safra – está confirmado para os dias 03 a 05 de maio, em Lucas do Rio Verde. Em 2006, o evento foi cancelado em apoio ao movimento feito por produtores em todo o país, e este ano volta com o tema ‘como sair da monocultura no cerrado’. O coordenador do centro de pesquisas da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, disse que o objetivo é apresentar novas tecnologias e tendências para a diversificação de culturas na região, que tem a soja como principal atividade. A expectativa é em reunir mais de 3 mil pessoas nos três dias de evento.
O Entec$$ foi realizado pela primeira vez em 2003 e todos os anos ganha mais espaço. Além de ser um espaço de apresentação de tecnologias de produção para segunda safra, apresenta vitrines de máquinas e equipamentos, palestras, cursos e seminários. Algumas técnicas já apresentam resultados positivos na produtividade. Entre elas estão as tecnologias de espaçamento e densidade com a cultura do milho safrinha, que proporciona um incremento na ordem de 30% na produção sem aumentar custos.
Outro destaque do encontro são os sistemas de culturas consorciadas, que visam à formação do perfil de solo para o plantio direto e também abre a possibilidade de agregação de renda á propriedade através da integração lavoura pecuária. Os primeiros resultados apontaram uma forte tendência de viabilidade desta nova atividade, que além de aproveitar as terras 365 dias no ano oportuniza a utilização dos grãos e dos resíduos existentes em grande quantidade na região.
São parceiros desta edição a prefeitura e cerca de 50 empresas ligadas ao agronegócio. Os interessados já podem fazer as inscrições no site da fundação.