PUBLICIDADE

Confirmada inauguração de usina hidrelétrica em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

Inaugura no próximo dia 04, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Canoa Quebrada, construída há cerca de 35 km de Lucas do Rio Verde, no rio Verde, divisa com Sorriso. A onra é considerada um grande marco, já que é a primeira PCH que entra em funcionamento no Nortão, e deve contar com a presença do governador Blairo Maggi, prefeitos e diretores.

Desde maio, a unidade passou a operar comercialmente, fornecendo energia para toda a região. Sorriso e Lucas do Rio Verde foram os maiores beneficiados, por estarem mais próximos. As três turbinas geram 28 megawatts de potência.

Foram investidos cerca de R$ 90 milhões na obra, que começou a ser executada em 2005, gerando milhares de empregos no município. Parte dos recursos foram liberados pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), pelo BNDES, e o restante foi investido pela própria empresa, responsável também pela operação e manutenção da usina.

A barragem tem 820 metros de comprimento, 34 metros de altura e duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares. A vazão variável de água pode atingir 100 e 250 metros cúbicos por segundo, quando estiver operando com máximo de sua capacidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE