PUBLICIDADE

Confiança do empresário volta a cair, aponta pesquisa da CNI

PUBLICIDADE

Depois de cinco meses consecutivos de crescimento, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,4 ponto em outubro frente a agosto. Com a queda, o índice alcançou 52,3 pontos e ficou mais distante da média histórica, de 54,2 pontos. Mesmo assim, continua acima da linha divisória dos 50 pontos que separa o otimismo do pessimismo, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje.

"O recuo do ICEI foi pequeno, mas acende um sinal de alerta para a recuperação da economia", afirma o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. A confiança diminuiu em todos os portes de empresas. A queda foi maior entre as pequenas e médias indústrias. Nas pequenas, o ICEI caiu de 50,5 pontos em setembro para 48,7 pontos em outubro. Nas médias, o indicador recuou de 52,9 pontos para 51,0  pontos, e, nas grandes, diminuiu de 55,7 pontos para 54,6 pontos.  Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo de 50 revelam falta de confiança.

A redução da confiança é resultado da reavaliação das perspectivas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses. O indicador de expectativas caiu 1,9 ponto frente a setembro e ficou em 56,8 pontos. Embora estejam otimistas em relação ao futuro, os empresários ainda percebem a piora  na situação  atual das empresas e da economia. O índice de condições atuais ficou em 43,3 pontos em outubro.

De acordo com Castelo Branco, os dados do ICEI mostram que os indicadores negativos da situação atual das empresas e da economia contaminaram a trajetória positiva das expectativas. "Isso reflete a dificuldade da indústria e da economia em engatar um ciclo de recuperação", diz o economista. Ele destaca que a volta do crescimento depende da recuperação do consumo e dos investimentos. "O desemprego alto e a dificuldade de financiamento fazem com que o consumidor fique cauteloso, e isso influencia os investimentos do comércio e da indústria".

O ICEI é importante porque antecipa tendências de desempenho da economia. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE