A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) sediou hoje uma reunião estratégica com representantes da Famato, Fecomércio-MT, OCB/MT e outras lideranças do setor produtivo para alinhar propostas que serão levadas à Etapa Estadual da II Conferência Nacional do Trabalho. O encontro foi realizado no Plenário da Fiemt, com foco nas contribuições do setor empresarial para o fortalecimento das relações trabalhistas no país.
Para o vice-presidente da Fiemt e presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação, Claudio Ottaiano, a conferência representa um marco importante para a tomada de decisões trabalhistas que vão definir os próximos anos do setor. “Isso tem um impacto direto não só para o setor da indústria, mas para toda a sociedade. Afinal, os empregos e as oportunidades dentro da indústria crescem cada vez mais”, pontuou.
Durante a reunião, foram discutidos temas como segurança jurídica nas relações de trabalho, qualificação profissional, modernização das normas trabalhistas, tecnologia e o papel das instituições na defesa dos interesses dos empregadores. As propostas seguem agora para a etapa estadual, que será realizada nesta terça-feira, em Cuiabá.
A coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da Fiemt, Aline Yanagui, destacou o papel da federação nesse processo. “Nós estamos nos posicionando em relação àquilo que queremos e defendemos. O Conselho de Relações do Trabalho está reunido neste momento justamente para discutir e alinhar, junto com as demais entidades do setor produtivo, um posicionamento claro para as políticas públicas que tratam das relações de trabalho”, afirmou.
A Etapa Estadual da II Conferência Nacional do Trabalho contará com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores, governo e outras instituições ligadas ao mundo do trabalho. As propostas aprovadas em Cuiabá serão encaminhadas para a Etapa Nacional, marcada para o dia 4 de março de 2026, em São Paulo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.