O coordenador da comissão de empresa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Finaceiro (Contraf), Marcel Juvenal, disse, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM, que a greve dos bancários da Caixa Econômica Federal deve acabar ainda hoje, e os servidores voltariam ao trabalho amanhã.
Segundo Juvenal, a categoria deve aprovar as propostas feitas pelo banco na reunião de ontem. “Houve uma negociação que se estendeu até cerca de 2h30 da madrugada. A Caixa apresentou uma proposta com uma melhora na participação nos lucros”.
O líder sindical informou que a grande maioria dos empregados da Caixa considera que a empresa cumpre os principais itens do acordo firmado com a Fenaban e que se dispõe a negociar um plano de cargos e salários com os seus trabalhadores para implantação até o mês de julho de 2008. “Com isso, a tendência hoje é o encerramento da greve”.
A Caixa ainda propôs um aumento de 6% nos salários, parcelamento de férias, redução da taxa de juros para funcionários e se comprometeu a não descontar os dias de greve dos bancários.
Os funcionários estão paralisados há sete dias. Eles pedem um aumento salarial de 10,3%, maior participação nos lucros, piso salarial de R$ 1.628 e reivindicam a contratação de mais funcionários.
Juvenal afirmou que, se a greve terminar hoje, a ação de dissídio coletivo (negociação judicial entre a empresa e os funcionários) pode ser suspensa. “Com isso, não iríamos ao Tribunal Superior do Trabalho, que seria um retrocesso muito grande”.