Até o fim do ano a Secretaria de Infra-estrutura deve lançar o edital de concorrência pública para concessão dos 122 Km da MT-130 entre Primavera do Leste e Rondonópolis. Esta será a primeira rodovia estadual a ser concessionada. O processo será aberto tão logo a minuta seja elaborada pelo departamento jurídico da Sinfra.
A última audiência pública para apresentar o estudo de viabilidade econômica, técnica e social e para discutir com a população todo o trâmite deste processo, foi realizada em Rondonópolis. A primeira, havia sido feita há um mês em Primavera.
O estudo apontou um tráfego diário de mais de 13 mil veículos e que mesmo com o investimento de cerca de R$50 milhões em benefícios para a estrada que a empresa vencedora terá que fazer, ela terá um retorno financeiro de 25,24%, isso cobrando uma tarifa de R$ 3 por eixo de veículo (equivalente a um carro pequeno). O levantamento prevê a instalação de dois postos de arrecadação de pedágio que ficariam localizados no Km 7 da MT-130, próxima à penitenciária de Rondonópolis, no Km 111, próximo a balança rodoviária (Primavera do Leste).
O passo seguinte no processo de concessão de rodovias de Mato Grosso seria o da MT-130, no trecho Primavera do Leste – Paranatinga (120 km), o das MTs 246, 343, 358 entre Jangada – Barra dos Bugres – Nova Olímpia – Tangará da serra até a Ita Norte (235 km) e o da MT-407, no entroncamento das BRs 163/364, até o Trevo do Lagarto (28 km). Com isso total de teremos ao todo 508 km de rodovias concessionadas.
O estudo de viabilidade, técnica econômica, financeira e social para a concessão das rodovias será realizado ao final deste primeiro processo licitatório. Assim como acontece nas estradas concessionadas de todo país a empresa detentora da exploração econômica do local, terá que seguir a risca o que prevê o Programa de Exploração da Rodovia (PER), sob pena de quebra de contrato de contrato por parte do Governo do estado caso ela não cumpra o que foi estipulado.