PUBLICIDADE

Concessionária vai aumentar tarifa de água e esgoto em Sinop em 4,9%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo - atualizada 10:06h)

A Agência Reguladora (Ager) autorizou um reajuste de 4,9% na Tarifa Referencial de Água (TRA), usada como fator de cálculo para aplicação das taxas de água e esgoto em Sinop, que valerá a partir de janeiro. A agência avaliou o pedido feito pela concessionária para revistar a tarifa, com base no Índice Geral de Preços (IGP), apurado entre setembro de 2018 e agosto de 2019.

O diretor-presidente Jaime Luiz Dalastra destacou que o setor de Regulação e Fiscalização e a Procuradoria Jurídica da Ager Sinop entenderam “ser devido o reajuste acumulado por perda inflacionária  conforme previsto contratualmente”. Ele apontou ainda que a prefeitura foi notificada para se manifestar, mas não enviou resposta.

“Assim, em decorrência dos efeitos inflacionários, visando à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro, considerou-se que a Tarifa Referencial de Água (TRA) deverá ser reajustada de acordo com a variação do Índice Geral de Preços – IGP-M/FGV, considerando a acumulação no período de setembro/2018 a agosto/2019, nos termos do contrato”, afirmou Jaime.  A concessionária terá que dar publicidade à decisão e, só depois de 30 dias, poderá aplicar a nova tabela.

Em Sorriso, conforme Só Notícias já informou, a Ager também permitiu à concessionária aplicar reajustes nas tarifas de água. O aumento de 5,92% foi autorizado pelo diretor-presidente da autarquia no município, Gilmar Ribas de Campos, tendo sido referendado pelo Conselho Consultivo.O reajuste passou a valer a partir da última segunda-feira (25).

A Ager também autorizou o reajuste de 48% na taxa de embarque cobrada na rodoviária de Sorriso. Com isso, o valor passa a ser de R$ 5,18. O aumento passa a valer a partir de 7 de dezembro.

Em nota, a “concessionária Águas de Sinop esclarece que foi aprovado pela Agência Reguladora – AGER, o reajuste de 4,96% dos serviços de água e esgoto. A cobrança, com o reajuste, passa a valer em 01 de janeiro de 2020” e “destaca que todos os consumidores são avisados, com antecedência de 30 dias, por meio de comunicado nas faturas, antes da concessionária realizar qualquer alteração no valor cobrado nas faturas. Para mais informações, a Águas de Sinop fica à disposição da comunidade na Central de Atendimento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE