Mais de um quilômetro de rodovia é construído por dia na BR-163 em Mato Grosso. Neste ritmo, até meados de 2016 serão 120 quilômetros de nova pista prontos e Rondonópolis estará ligada a Mato Grosso Sul por meio de uma rodovia duplicada com alto padrão de qualidade. Com isso, a BR-163 é hoje a concessão rodoviária com o maior volume de obras de duplicação executadas entre todas as rodovias leiloadas no 3º lote do Programa de Investimentos em Logística (PIL).
Em setembro, mais de 66 mil toneladas de asfalto foram produzidas e lançadas nos canteiros da rodovia, marca inédita que supera obras como do Rodoanel de São Paulo, que chegou a produzir e lançar 45 mil toneladas em um mês. Tudo isso é resultado da união de três fatores: planejamento, tecnologia e pessoas. Foram estabelecidas metas ousadas pelos líderes da obra, sobretudo em um Estado que tem uma temporada de seis meses de chuvas, o que viabiliza intensificação dos trabalhos somente no período seco.
Assim, para alcançar o desafio de entregar aos usuários a rodovia toda duplicada no trecho sul até 2016, a construtora parceira da Rota do Oeste investiu em equipamentos de alta tecnologia, inclusive com a aquisição de duas usinas de asfalto, que estão entre as mais modernas do mundo e são recordistas de produção na América Latina.
A estrutura também foi fundamental. De acordo com o gerente da construtora, Marco Paulo Hosken, a BR-163 é hoje uma referência em canteiros de rodovia. “Temos um parque industrial moderno e eficiente, que supera todos os canteiros de rodovia instalados no país”. Além das usinas com tecnologia alemã capazes de produzir 240 toneladas de asfalto por hora, ainda atuam nas obras dois acabadores de asfalto com lançamento de 700 toneladas por hora e mais compactadores, transferidores e rolos compressores.
Cerca de três mil homens estão mobilizadas em dois canteiros de obras instalados na região sul de Mato Grosso. Em 2016, os canteiros deverão ser transferidos para a região norte do Estado, para dar continuidade ao projeto de duplicação da BR-163. Contratualmente, está prevista a duplicação de 450 quilômetros em um prazo de cinco anos.