O número de consultas ao SCPC – Sistema Central de Proteção ao Crédito em Sorriso-, vem aumentando consideravelmente, sinal de que as vendas a prazo estão novamente aquecidas. De acordo com os números levantados pela ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso- foram feitas 1.936 consultas ao sistema em julho e mais 1.344 consultas ao Serasa.
No ano passado, no mesmo período, foram 1.256 consultas ao SCPC e 866 ao Serasa. O que aumentou muito, no entanto, foi o número de consumidores que acabou tendo o nome incluído na chamada lista negra do crédito, por não conseguirem pagar seus débitos. De 542 no ano passado, passaram a 1.260 no mesmo período este ano. Sem contar que muitos ainda estão se reabilitando junto ao comércio local, procurando quitar os débitos atrasados. Somente no mês passado, 832 pessoas conseguiram sair da lista negra. Como Só Notícias já informou, a ACES e Câmara dos Dirigentes Lojistas iniciarão, em setembro, a campanha “conta em dia, crédito todo dia”, que visa dar aos consumidores inadimplentes uma oportunidade para que quitem os débitos e tenham o nome limpo no sistema de crédito.
Cada empresa estará recebendo os devedores e negociando a forma de pagamento, os juros das parcelas atrasadas para que o consumidor realmente consiga quitar a dívida. A crise na agricultura acabou afetando a economia local. Sorriso é campeão brasileiro na produção de soja e os problemas enfrentandos pelos agricultores acabaram refletindo diretamente no caixa da grande maioria das empresas.