A aquisição de leite no primeiro trimestre de Mato Grosso atingiu 160,2 mil litros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alta de 5,4% quando comparado com o mesmo período do ano passado, ocasião que foi registrado 151,9 mil litros. Do total adquirido no período da pesquisa, cerca de 13 mil litros não foram industrializados (indicativo de perdas no processamento do produto).
No país, foram adquiridos 5,7 bilhões de litros no primeiro trimestre do ano, registrando aumento de 4,4% ante o mesmo período do ano passado e, queda de 2,9% com relação ao quarto trimestre de 2011. Mato Grosso é o oitavo do ranking dos principais Estados em aquisição. Minas Geral é líder com mais de 25% do total nacional, seguido por Rio Grande do Sul, com 15,3% e Paraná, com 13,1%.
O estudo aponta ainda que houve redução nas exportações do produto. No primeiro trimestre a quantidade enviada do leite foi de 1.053.670 quilos, redução de 92,1% ante o mesmo período de 2011. Quando comparado com o quarto trimestre do ano passado, a redução é ainda maior, atingindo 92,3%. Filipinas, Paraguai e Bolívia foram os principais destinos. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior, do Governo Federal.
Para a pesquisa foram consultados pouco mais de 2,1 mil informantes no país.