A Latam anunciou que vai suspender, a partir de abril, temporariamente, 21 rotas nacionais por conta do aumento dos combustíveis. Segundo o portal Agência Brasil, a decisão atinge o início da operação da empresa no aeroporto regional João Figueiredo, em Sinop, que estava prevista para começar no dia 3 de maio.
A maioria dos voos impactados vai ficar suspensa entre abril e junho, mas há uma programação específica para cada um, que não foi divulgada pela Latam. Alguns voos afetados eram de rotas que ainda seriam inauguradas, como o caso de Sinop e trajetos entre São Paulo e cidades como Montes Claros e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Presidente Prudente, em São Paulo, e Cascavel, no Paraná. Outras rotas que estavam em operação também foram suspensas.
De acordo com a companhia aérea, quem já tinha voo comprado para esses destinos está sendo informado pela Latam e poderá remarcar o voo sem custo, solicitar o reembolso integral do valor pago ou optar por alguma rota alternativa com conexão. Todas essas alternativas são válidas até o vencimento do bilhete, 12 meses após a data da compra.
Em nota, a Latam explicou que está atenta à vulnerabilidade externa em função da guerra na Ucrânia, o que impacta diretamente no preço do petróleo e, consequentemente, nos valores do querosene da aviação. A companhia destaca, ainda, que diante da imprevisibilidade da crise, esse cenário também impacta em aumento de preços das passagens e serviços adicionais em até 30%.
Os voos diários para Brasília (DF) a partir de Sinop, conforme divulgado em dezembro, teriam duração de 50 minutos. A Latam informou que o voo decolaria de Brasília sempre às 20h15, em horário local. A partir de Sinop, decolaria às 4h05. Os voos diretos seriam feitos em aeronaves Airbus A319, com capacidade para 132 passageiros na classe econômica e outros oito na classe executiva.
Ao divulgar o início da operação, a Latam destacou o potencial de Sinop. “A cidade mato-grossense abriga diversas instituições de ensino e sua economia tem forte desempenho nos setores agropecuário e da agroindústria. Nesse sentido, também mirando o retorno das viagens corporativas, a Latam vai conseguir ligar a cidade diretamente aos seus principais hubs no País e, por consequência, ao exterior”, dizia a nota divulgada pela assessoria.
Em Sinop, também opera a Azul Linhas Aéreas, que tem voos regulares para Cuiabá, além de Campinas, em São Paulo, no aeroporto Viracopos, com operação, inclusive, durante a madrugada, saindo de SP às 23h35 e chegando em Sinop às 1h05. Já a saída do João Batista é às 2h05 e chegada no Viracopos às 5h30. Além de um voo regular para Campinas. Já a Gol faz voos com destino a Guarulhos (SP) às segundas, quartas e sexta-feiras e domingo.