PUBLICIDADE

Comitiva sul-coreana demonstra interesse nos recursos minerais de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Comitiva da Coréia do Sul, em visita ao Estado nesta segunda-feira (10.07), demonstrou interesse em conhecer mais profundamente os recursos minerais de Mato Grosso. Em audiência com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, o embaixador daquele país, Jong Hiva Choe, questionou sobre a possibilidade de empresas estrangeiras realizarem investimentos de exploração mineral no Estado. “Asseguramos ao Embaixador que atualmente a legislação brasileira permite o investimento estrangeiro no setor mineral. Inclusive em Mato Grosso já há empresas americanas, sul-africanas e canadenses com investimentos em pesquisa e exploração mineral”, afirma Furlan.

Na ocasião o embaixador perguntou ao secretário Alexandre Furlan sobre os minérios que podem ser explorados no Estado. “Atualmente Mato Grosso é o maior produtor de diamantes do país. Mas há também ocorrências de níquel, zinco, chumbo, entre outros”, acrescentou o secretário.

De acordo com Alexandre Furlan, a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia irá fazer um levantamento sobre as jazidas minerais que ainda não estão sendo exploradas por empresas em Mato Grosso, para que desta forma a Coréia do Sul conheça as oportunidades de negócios do setor mineral mato-grossense.

Além de investimentos minerais, o secretário Alexandre Furlan, também apresentou à comitiva sul-coreana outras oportunidades de negócios que Mato Grosso oferece, como indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas, agroquímicos, fertilizantes, agroindústrias de transformação, suinocultura, avicultura, indústria moveleira, artefatos de couro, infra-estrutura, turismo e tecnologia.

O embaixador da Coréia do Sul, Jong Hiva Choe, esteve na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia acompanhado pelo conselheiro Dong-Gwan Yum e a terceira secretária e vice- cônsul da embaixada, Kyung-Hui Choi.

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de janeiro a junho deste ano Mato Grosso exportou para a Coréia do Sul cerca de US$ 49,8 milhões em soja em grãos, algodão, couro, bagaços de soja, milho, entre outros produtos. A importação nesse período foi de US$ 2,3 milhões, em produtos industrializados, como espelhos retrovisores para carros, pratos, xícaras, fechaduras, cartuchos para impressoras, lentes objetivas, tecidos, entre outros.

Na tarde desta segunda-feira (10.07) a comitiva sul-coreana será recebida pelo governador Blairo Maggi, no palácio Paiaguás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE