O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção em Mato Grosso teve crescimento de 21,4% no volume de vendas em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados fazem parte da pesquisa mensal do comércio divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Com este percentual, o Estado registrou o quarto melhor percentual do país ficando atrás apenas de Tocantins (61,2%), Rondônia (32,4%) e Roraima (23,2%). No ano, o varejo ampliado acumula alta de 18,6% e, em 12 meses, de 19%.
No comércio varejista convencional, atividades de venda de combustíveis, supermercado, móveis, vestuários, livro e entre outros, o Estado apresenta um crescimento de 14,8% no volume de vendas e ficou na sétima posição nacional atrás de Tocantins, Rondônia, Roraima, Maranhão, Acre e Paraíba.
Para o IBGE, o índice de Comércio Varejista engloba combustíveis e lubrificantes; supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; vestuário, calçados e tecidos; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; outros artigos de uso pessoal e doméstico.
Já o índice de comércio varejista ampliado compõe o varejo e mais os segmentos de veículos e motocicletas, partes e peças e de material de construção.