Com 990 contas não quitadas por consumidores sorrisenses, a quantidade de inclusões no sistema Crediconsult/Serasa superou a de regularizações em dezembro, segundo levantamento da Associação Comercial e Empresarial – ACES. As regularizações no mês totalizaram 712. Os dados apontam ainda que antes de confirmarem as vendas, foram feitas pouco mais de 5 mil consultas pelas empresas aos sistemas de análise ao crédito.
Deste número, o método mais utilizado foi ao do sistema estadual, com 1,7 mil consultas. Ao Pefin – Pendências Financeiras – e ao Serasa, aproximadamente 1,5 mil consultas no mês passado. Há ainda consultas ao cheque, sistema empresarial, Bureau, CDC e empresarial.
Com o resultado do último mês, a associação terminou o ano registrando mais inclusões de contas na lista “negra” do crédito. Em 12 meses, foram pouco mais de 9,6 mil contas não quitadas inseridas no sistema e 8,9 mil regularizadas. Os números de inclusões, conforme Só Notícias informou, correspondem a quantidade de faturas não pagas no comércio e não significa que seja este mesmo número de pessoas com débitos já que um único consumidor pode estar devendo em lojas distintas.
Os meses que registram inclusões superando regularizações foram fevereiro, abril, agosto, setembro e novembro. Nos meses de janeiro, março, maio, junho, julho e outubro, o número de regularização foi superior.