Apesar do aumento nas vendas para natal e ano novo, boa parte do comércio sinopense não deve fechar o ano no azul. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior, ressalta que fatores como aumento na inadimplência e queda nas vendas, foram os reflexos de um ano de crises, tanto no agronegócio quanto no setor madeireiro, que também afetou o setor.
“Foi um ano turbulento e com dificuldades para o comércio, e nós não vamos recuperar o que perdemos em 2005 em dezembro. Esperamos que em 2006 consigamos amenizar os prejuízos”, disse. Ele também enfatizou que muitos lojistas buscaram diferenciais para fomentar as vendas e diminuir os índices de inadimplência, que chegaram a aumentar até 90% em alguns meses. “Para conseguir se manter, o comércio se defendeu com criatividade e pontencial”, enfatizou, em entrevista na RCN.
Entre as principais alternativas estiveram as compras à prazo e as promoções. Já que, mesmo com o pagamento do 13º salário, as compras a prazo tiveram a preferência dos consumidores.
Além de promoções realizadas pelas próprias lojas, a CDL lançou a campanha “Sonhos e Magia em um Natal Premiado”. 100 empresas estão participando e entre os prêmios está um terreno e o segundo uma moto 0 km. O sorteio será realizado no dia 07 de janeiro.