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Comércio mato-grossense deve movimentar quase R$ 400 milhões em vendas no Dia dos Pais, aponta pesquisa

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Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Quase 60% dos consumidores mato-grossenses devem comprar algum presente para o próximo Dia dos Pais, que será celebrado no domingo (11). Segundo pesquisa de ‘Intenção de Consumo para o Dia dos Pais’, realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o comércio deve movimentar quase R$400 milhões neste período, cerca de 207% a mais que o mesmo período que o ano passado.

Tanto para os grandes varejistas quanto aos pequenos comerciantes do varejo, o Dia dos Pais é visto como uma oportunidade para impulsionar as vendas e movimentar a economia local, principalmente porque a preferência da maioria é por presentes voltados ao setor de vestuário (47%), seguido de calçados (40%), depois perfumaria (30%) e eletrônicos com 20%.

As lojas de departamento lideram a busca dos consumidores na hora da compra, com 57%, porém outros principais pontos de preferências entre os consumidores, são as lojas online e os pequenos comércios locais, que se comparado ao ano de 2023, a procura por lojas virtuais teve um aumento de 38% e os pequenos negócios aumentou em 41%, o que indica uma preferência significativa por esses tipos de lojas pelos consumidores.

“Os pequenos empresários correspondem a aproximadamente 49% das procuras dos compradores entrevistados, um aumento de mais de 40% em relação ao ano passado, [em 2023 era 8%, com estimativa de atingir R$ 10 milhões em vendas], portanto somente nos pequenos comércios este ano, deve se movimentar mais de R$ 140 milhões em vendas no período. Com isso, o montante gerado em vendas no pequeno negócio, é quase a metade do total geral do estado, que estima atingir pelo menos R$ 399 milhões. O que mostra a importância dos pequenos negócios para a economia de Mato Grosso”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Segundo indica a pesquisa, os meios digitais poderão ser bons aliados dos pequenos negócios. Por isso, o gestor estadual de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, orienta aos empreendedores se prepararem para alavancarem as vendas no período e investirem em campanhas nas redes sociais com posts que destacam essas ofertas especiais, testemunhos de clientes satisfeitos e contagens regressivas para a data comemorativa.

“Em relação ao ano passado a procura por compras pela internet, aumentaram significativamente, cerca de 38% a mais. Diante deste cenário favorável, sugiro intensificar a criação de conteúdo relevante nas redes sociais, com posts que destacam ideias de presentes e promoções especiais para a data. É importante também oferecer promoções atrativas, como descontos progressivos ou brindes em compras acima de um certo valor, que incentivem os consumidores a comprarem mais. Um atendimento pode não apenas melhorar a experiência de compra, mas também aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo”, acrescenta Leandro.

A expectativa de gastos com presentes para o dia dos pais em 2024 deve atingir uma média de R$261 por pessoa, 74% a mais do que o ano passado. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/MT, a maioria dos mato-grossenses (42%) pretende gastar entre R$ 200 a R$ 499, outros 38% afirmaram gastos até R$199. Apenas 10% responderam gastos acima de R$500.

“É uma data comemorativa que tem grande importância para o comércio devido ao aumento das vendas de presentes e serviços específicos para homenagear os pais, por isso o Sebrae/MT realiza a pesquisa para apoiar e fortalecer os empreendedores no sentido de se prepararem para o momento. É uma oportunidade para o setor empresarial, principalmente para os pequenos empreendedores aumentarem seus lucros com suas lojas ou serviços”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.

A ‘Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais em Mato Grosso’ – referente a agosto de 2024, segue a modalidade quantitativa e foi realizada via telefone, no período de 19 de junho a 09 de julho. A amostra conta com 798 entrevistados, tendo 95% de nível de confiança e 5% de erro. Os participantes são pessoas maiores de 18 anos residentes em Mato Grosso.

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