As diversas empresas instaladas em Sinop poderão atender ao público nesta terça-feira, feriado estadual do dia da Consciência Negra. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o estabelecimento estará apto a funcionar desde que cumpra exigências como pagamento de hora extra bem e garantia de um dia de folga aos profissionais. Algumas lojas, bem como supermercados, devem abrir as portas ao público, no entanto, não há uma estimativa da quantidade porque a decisão fica a critério da cada empresário.
Em Alta Floresta, a CDL local também lembrou os lojistas que eles poderão manter expediente na data, seguindo os critérios previstos na convenção coletiva 2012-2013, acordada entre entidades de representação classista-empresarial, Sindicato de Empregados no Comércio e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios. No município, é necessário que os lojistas tenham também alvará de funcionamento emitido pela prefeitura para a data.
As entidades lembram também que a abertura da empresa durante o feriado fica a critério de cada empresário, levando em consideração os custos gerados bem como o movimento ou não de consumidores.