PUBLICIDADE

Comércio de Mato Grosso inicia contratações temporárias

PUBLICIDADE

O comércio varejista de Mato Grosso já deu a largada rumo às contratações temporárias para o Natal. Apesar das admissões serem feitas efetivamente a partir de outubro, as empresas já começaram a coletar informações junto aos órgãos e empresas que fazem a seleção de candidatos para as vagas abertas nesta época do ano. Entre as funções que mais são ofertadas no período estão as de vendedores, atendentes, operadores de caixa, estoquistas, repositores, seguranças, entre outros. Embora sejam apenas três meses de contrato, o trabalhador tem registro em carteira e dependendo do seu empenho tem grande chance de fazer parte do quadro funcional das empresas definitivamente.

O vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, afirma que no ano passado foram abertas cerca de 6 mil vagas para o comércio varejista estadual. Para este ano a expectativa é que o número de postos de trabalho seja 10% maior se comparado ao de 2007. “E o empresário quem não sair à frente logo corre o risco de não conseguir funcionário para contratar este ano”, diz ao explicar que quanto mais cedo o comerciante der início à seleção e o treinamento dos candidatos, mais seguras serão as vendas de Natal. Peron considera ainda que, se o lojista demorar muito, além de ter disponíveis pessoas com qualificação profissional inferior, ele corre o risco de nem mesmo encontrar candidatos, comprometendo as vendas na melhor data do calendário do comércio varejista.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Aguiar, acrescenta ainda que o mês de setembro já está na metade e que as exigências do comércio são poucas, bastando um pouco de experiência (dependendo da função) e às vezes nem isso, de acordo com a finalidade do empresário. “Mas uma coisa é fundamental. A pessoa tem que estar bem disposta a trabalhar, já que é uma oportunidade de entrar o ano seguinte com um novo emprego”.

Se a movimentação no comércio já está intensa com a proximidade do último trimestre do ano, nas agências de seleção e recrutamento de funcionários para esta época do ano o trabalho está a todo vapor. A analista de Recursos Humanos da RH Brasil, em Cuiabá, Cristina Saiki Ohara, diz que este ano a demanda por parte das empresas e dos trabalhadores tem sido tão intensa ao longo do ano que a a expectativa para os três últimos meses é de movimentação superior à de 2007. “As empresas já estão nos procurando para informar a quantidade de pessoas que vão precisar e fazendo orçamentos. Esta época é uma excelente oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego”, diz a analista ao informar que muitos trabalhadores já estão encaminhando currículos.

Demanda – Quem vai começar a seleção de pessoas para as vagas temporárias nos próximos dias é a unidade da Gelre em Cuiabá. A gerente Ana Ataíde diz que foi feita uma reunião esta semana entre as unidades de todo o país para estabelecer critérios de seleção e de cadastramento. Ela diz que a demanda por funcionários vai além do segmento de calçados, confecções e brinquedos, se estendendo aos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, como supermercados, que abrem vagas para promotores, fiscais de caixa, degustadores, entre outros. Outra opção para conseguir encaminhamento à uma vaga é por meio do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Em Mato Grosso o coordenador Lúcio dos Santos diz que depois das eleições serão feitas visitas às empresas para verificar a quantidade de vagas que será ofertada no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE