A Subcomissão Indústria, Comércio e Serviços de flexibilização de horários para obras da Copa 2014, em reunião na Câmara Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) nesta segunda-feira (01), sugeriu horários diferenciados para diversos segmentos, listando como proposta inicial, das 7h às 19h para farmácias, das 7h às 17h para lojas de materiais de construção, produtos agropecuários, autopeças e todos os demais estabelecimentos, das 9h às 19h.
De acordo com o autor da sugestão, o diretor da CDL, João Bosco Linhares, ainda não foi batido o martelo sobre a proposta, porque o esquema a ser definido depende de um calendário da Prefeitura, bem como a análise da flexibilização de horário de outros segmentos, visando compor uma escala interessante.
O secretário municipal de Trânsito, Edivá Alves, explicou que a Prefeitura disponibilizará, obrigatoriamente, o calendário antecipadamente às obras, mas está dependendo de algumas definições do Estado. "Teremos também um Centro de Controle Operacional – CCO, transmitindo online, para imprensa, órgãos públicos e entidades de representação classista empresarial, informações sobre trechos de obras, locais interditados e vias de acesso e desvio rápido".
João Bosco destacou o trânsito de veículos pesados. "A proposta é que nos trechos de obras não circule caminhões acima de 4 toneladas nos horários das 8h às 10h". Ele lembrou ainda que será preciso muito apoio da Secretaria de Segurança, para garantir vigilância no expediente mantido até mais tarde e da Secretaria de Meio Ambiente, entre outras pertinentes à fiscalização do Comércio, de forma que estejam cientes do acordo feito com a Prefeitura. Uma nova reunião será realizada em até duas semanas.