O comércio está apostando em melhores negócios este ano, aponta a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Vera Lúcia Granado. “Dentro das nossas conversas com associados temos percebidos todos animados”, disse, ao Só Notícias. Segundo ela, ainda não há como mencionar percentuais de aumento. A primeira reunião da diretoria da câmara deve ocorrer dia 11. “Como temos vários segmentos dentro da diretoria faremos um apanhado e trocaremos ideias em relação as projeções”, destacou.
O otimismo é baseado, por exemplo, no aquecimento dos negócios em alguns segmentos. Um deles é a construção civil que, segundo Vera, tem se mantido em alta. Ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o setor terminou com despenho positivo, contratando 95 funcionários. O município também terminou 2009, ganhando 422 novas empresas, segundo balanço do setor de cadastro da prefeitura.
O comércio também iniciou o ano com outro indicador positivo – queda no número de contas atrasadas o que significa também recuperação do poder de compra de muitos consumidores. Mês passado havia 1,786 faturas vencidas nas empresas filiadas a CDL e, em 2009, foram 1.803.