O Dia das Crianças está chegando e os pais começam a procurar a melhor forma de presentear seus filhos. As crianças, por sua vez, começam a pedir determinados presentes e insistirem para que seus pedidos sejam atendidos. Mas, na situação atual considerando as adversidades da economia regional, as expectativas dos comerciantes são de reação nas vendas.
Em Lucas do Rio Verde, conforme previsão do secretário Municipal de Indústria e Comércio, Osvaldo Martinelo, as vendas devem aumentar de 5 a 10%, no setor de brinquedos. “Ano passado o aumento foi de 15% em relação a 2003, por isso, penso que neste ano não deve passar disso. A situação está difícil e apesar de muitos comerciantes estarem fazendo várias promoções, a crise está segurando todo mundo”, confirmou, ao Só Notícias.
Já em Sorriso, o presidente da Associação Comercial do município, Laércio Estrela, afirmou, ao Só Notícias, que a expectativa de aumento nas vendas varia conforme o setor. Para a venda de brinquedos o aumento deve crescer cerca de 40%. Já para a venda de roupas e calçados infantis, o aumento está estimado em apenas 10%.
“As crianças geralmente preferem brinquedos como presentes, por isso as lojas não deverão vender muitas roupas. Além do mais, neste ano, os comerciantes estão mais cautelosos para fazer compras, em virtude dos resultados, não muitos positivos, das últimas datas comemorativas. E isso faz com que existam menos opções em produtos novos e diferentes nas prateleiras”, salientou.
Além de brinquedos, a maior procura nesta época do ano é por bicicletas infantis. Ou, ainda, roupas e calçados que venham acompanhados de chaveiros, bolsinhas e ainda luzes acopladas, que chamam a atenção dos pequenos e os divertem ao mesmo tempo, muitas vezes substituindo o brinquedo em si.