Papai Noel, luzes de natal, vitrines enfeitadas, promoções com sorteios, descontos e preços melhores, os comerciantes de Sinop fizeram uma verdadeira ginástica neste natal para que as vendas fossem muito boas e para que elas, pelo menos, amenizassem as perdas que tiveram ao longo deste ano de crises consecutivas.
A ginástica deu certo! Segundo os números do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, o número de consultas em 2005 foi de 25.363, praticamente, o mesmo de 2004 quando este número foi de 25.186. “Isso significa que as vendas não tiveram um aumento, mas pelo menos não caíram, se mantiveram, só isso já é uma vitória e por isso estamos satisfeitos com o fechamento do natal”, comentou Afonso Teschima Junior, presidente da CDL Sinop.
Como sempre algumas lojas tiveram ótimos resultados e em outras os números não foram tão bons. Em geral as lojas de eletrodomésticos não tiveram aumento nas vendas. “As vendas ficaram abaixo do ano passado, foi bom, não se compara com 2004, mas estava dentro do previsto”, comenta o gerente de vendas Juliano de Paula Gonçalves. Já Lourival Moraes Candido, gerente de outra loja, disse que a meta não foi alcançada. “Foi um natal razoável, ficou abaixo da expectativa, esperávamos um aumento de 70% em relação a novembro e aumentou só 40%”.
Em compensação as lojas de roupas tiveram um natal melhor. Segundo a gerente Marlene Cella as vendas foram boas. “Foi bem corrido mas não chegou a superar 2004, atingimos as metas tivemos muitas vendas. Mas a diferença é que os valores foram menores”, disse. Vanelda da Silva Costa, gerente de crediário de outra loja concorda que as vendas não foram tão boas como no ano passado e se mantiveram, “Foi dentro do esperado e por isso estamos satisfeitos”.
Já em outra loja, apesar dos números não terem sido fechados, as vendas foram muito boas. “O natal foi excelente, tivemos muito movimento, mas sem tumulto. Este ano as pessoas não deixaram muito para última hora”, disse a gerente de vendas Miriam Segalla.