domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Comerciantes acreditam que horário de verão deve causar impacto positivo nas vendas em MT

PUBLICIDADE

O horário de verão começou em Mato Grosso e os relógios foram adiantados em uma hora. A temporada de 2017/2018 perdura até 18 de fevereiro do próximo ano e, independente de serem contrários ou favoráveis à mudança do horário, lojistas acreditam que a alteração que deixa o dia “mais longo” favorece as vendas, já que permite a circulação de pessoas por um período maior do horário de funcionamento.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, informa que na percepção dos lojistas da Capital, o fluxo de pessoas e as vendas aumentam durante o período em que vigora o horário de verão. “A gente percebe, por meio de pesquisa com lojistas, que eles têm verificado um aumento de vendas no período do horário. Existe um deslocamento maior do consumo para o horário mais cedo. As pessoas conseguem fazer compras antes porque ainda está de dia e todo mundo gosta de aproveitar a claridade, até pela segurança”, informa.

Na percepção de Juliana Zanchet, gerente de uma loja de confecções do centro de Cuiabá, o dia mais longo favorece as vendas. “Com certeza, o fluxo aumenta para a gente que está no comércio. As pessoas vão vir mais e vão poder ficar até um pouco mais tarde, porque o dia se torna mais longo e reduz a insegurança”, diz. Ela informa que na loja onde trabalha, que fecha às 18h30, pode haver alteração no horário de fechamento para atender os clientes até mais tarde, mas a decisão cabe à direção. “Talvez feche às 19h, para aproveitar as pessoas que vão estar aqui”, relata.

Em outra loja, a gerente Antônia Soares também é contundente ao afirmar que o fluxo é maior até o horário de fechamento da loja, que não deve sofrer alteração e continuar encerrando o expediente às 18h. “Você sai cedo, mas também volta mais cedo. E o fluxo de pessoas melhora com o horário de verão, porque as pessoas têm que fazer as coisas mais rápido porque a hora voa e o dia passa rápido”, acredita.

Além do aumento no fluxo de pessoas, segundo Soares o setor também se beneficia com a redu- ção na fatura de luz. “Os lojistas percebem uma redução na conta de luz. Não é tão impactante, mas é verificada porque acabam acendendo as luzes mais tarde, com uma hora a mais de claridade, e isso impacta porque o horário de pico é às 17h30”, diz. Segundo ele, a própria CDL alterou seu horário de funcionamento para até as 17h30 e conseguiu obter uma economia de 6% na fatura de energia.

Adotado continuamente desde 1985, o horário de verão é praticado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

(Atualizada às 11:32h em 15/10)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE