quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Começam procedimentos para enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A Sinop Energia, concessionaria da usina hidrelétrica, informou, há pouco, que iniciará os procedimentos para enchimento do reservatório, na próxima quarta-feira (30), após a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) emitir a autorização de enchimento do reservatório e testes em carga das unidades geradoras do empreendimento. O enchimento do reservatório será de forma controlada,  explica o diretor de Meio Ambiente da Sinop Energia, Ricardo Padilha. “Durante esse período várias atividades ocorrerão de forma conjunta, por meio de ações e medidas dos inúmeros programas que fazem parte das condicionantes do licenciamento ambiental. O enchimento terá análises regulares da água com o objetivo de garantir a sua qualidade, proteger os animais da região e as comunidades do entorno do futuro lago”, informou.

A empresa considera que este é um momento “um marco importante, pois representa a conclusão das obras civis e o início da última fase, até a geração de energia elétrica, o que reflete todas as obrigações cumpridas pelo projeto com a sociedade e o meio ambiente”.

Com investimentos de R$ 2,8 bilhões em ativos, a Usina Hidrelétrica Sinop está sendo implantada entre os municípios de Cláudia e Itaúba, no rio Teles Pires, estado do Mato Grosso. Com o reservatório sendo formado nos municípios de Sinop, Cláudia, Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte, terá capacidade para gerar 401,88 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 1,6 milhão de habitantes.

Para que os procedimentos de enchimento fossem iniciados, foi feito remanejamento das famílias envolvidas com a construção da usina, as obras de alteamento da ponte da rodovia MT-220, desvios na BR 163 com a construção de três pontes, e a supressão da vegetação – devidamente autorizada pela SEMA.

A Usina Hidrelétrica Sinop foi o primeiro empreendimento do país a destinar sua madeira retirada, classificada e estocada em pátios, após devida compra de todos créditos de reposição florestal correspondentes. Isso representa aproximadamente 480 mil m³ em toras e lenha.

O diretor presidente da Sinop Energia, Jean-Christophe Delvallet, expôs que a equipe da empresa intensificou as visitas realizadas na área de influência do empreendimento levando informações atualizadas sobre o trabalho. Para a atividade foram produzidos diversos materiais de comunicação, dentre eles, um folder específico, contendo informações detalhadas sobre todo o processo de enchimento do reservatório. Os canais de comunicação continuam disponíveis para a utilização da população como o fone 0800 642 5009 e o site informa a assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE