Os trabalhos para a implantação da pequena usina hidrelétrica Canoa Quebrada, em Lucas do Rio Verde, já começaram. De acordo com Luiz Carlos Gonçalves, do departamento administrativo da Ampére Energia, que está coordenando a construção da usina, a prefeitura está abrindo a estrada até o local e os equipamentos para início da obra estarão no município até no final desta semana.
“Estamos instalando a empresa no município e fazendo algumas contratações. Neste primeiro mês, acredito que teremo em torno de 50 contratações, das quais boa parte será daqui de Lucas do Rio Verde e outros terão que vir de fora, porque são funções que exigem mais experiência”, explicou ele.
A hidrelétrica terá 29 mil Kws e será instalada no Rio Verde, na divisa dos municípios de Lucas do Rio Verde e de Sorriso. A previsão é que fique pronta em dezembro de 2006. O investimento é de aproximadamente R$ 90 milhões e estima-se que deverá gerar cerca de 500 empregos diretos. Algumas propriedades serão alagadas e o ressarcimento a esses proprietários caberá à empresa.
A capacidade energética que será gerada poderá atender a uma demanda três vezes maior do que a consumida atualmente pelo município de Lucas do Rio Verde.