A partir desta semana a Setec (Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania) inicia a liberação dos cerca de R$28 mil financiados através do Programa Microcrédito para os microempresários de Nova Mutum. Nesta segunda e terça-feiras, os 28 beneficiados pelo programa assinaram os contratos que garantirão a compra dos produtos. Segundo a coordenadora do microcrédito no município, Clarisse Cambri, os produtos adquiridos pelos microempresários, foram os mais variados, que vão desde um Cilindro Industrial até mudas de plantas.
Clarisse ressaltou que, o projeto tem objetivo de beneficiar as pessoas na aquisição de bens que fomentem as iniciativas comerciais. “Pelo convênio é possível incrementar a economia local através da liberação de financiamentos a microempreendedores”, explica. Ela destaca que muitas vezes o trabalhador já tem um pequeno negócio e só precisa de um apoio para comprar matéria-prima ou mais um equipamento. “O programa é justamente para isto, para quem não tem condições de pleitear um empréstimo nas instituições bancárias”, disse.
Além da parte financeira oferecida pelo programa, técnicos do microcrédito ministraram palestras em parceria com o Sebrae, para mobilizar a sociedade e identificar as demandas. O treinamento levado pelo Sebrae possibilitou ao cidadão tirar dúvidas sobre a correta aplicação do recurso, tornando-o um microempreendedor.
Através do programa, pessoas físicas tiveram acesso a financiamento no valor de até R$ 1 mil, com carência de 3 meses e pagamento em 12 parcelas sem juros.