O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também terminou o censo em Lucas do Rio Verde e deve divulgar a parcial este mês. Assim como em outros municípios mato-grossenses, Só Notícias apurou que houve um atraso na contagem, já que a equipe de 12 recenseadores encontrou dificuldades na apuração, devido o grande fluxo de pessoas na cidade. Em algumas residências foi necessária mais de uma visita.
Na última estimativa do instituto, no ano passado, Lucas do Rio Verde apareceu com 28.646 habitantes. O crescimento foi de apenas 5% em comparação com 2005. Os novos números serão utilizados pelo Governo Federal para definir o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que destinará recursos para a saúde, educação, habitação, social, entre outros.
A projeção é que Lucas do Rio Verde tenha um crescimento populacional significativo nos próximos anos, devido a instalação de grandes indústrias. A cidade já está sendo estruturada e planejada para comportar novos programas habitacionais, escolas, área industrial, entre outros. O Plano Diretor está sendo finalizado pela Câmara de Vereadores.