O prefeito Celso Paulo Banazeski esteve em Brasília e Cuiabá, na semana passada, buscando recursos a serem aplicados no município de Colíder. Segundo ele, este é o momento que a União está começando a empenhar recursos, seja através de emendas parlamentares ou de recursos diretos aos ministérios. Uma das novidades apresentadas pelo prefeito nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, foi a implantação de um pólo da Universidade Aberta do Brasil, em Colíder.
A UAB é um projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas de ensino superior, que levam ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.
"Graças ao trabalho da nossa equipe, da Secretaria Municipal de Educação, com a interveniência do deputado Carlos Abicalil, Colíder não só conquistou o direito de recursos como foi contemplada como Pólo Regional. Assinamos na semana passada, em Brasília, o termo de compromisso e dentro de 60 dias estaremos assinando o convênio com a Universidade Aberta do Brasil", afirmou o prefeito.
Colíder será um pólo de apoio presencial para educação a distância, de diferentes instituições, para vários municípios da região. O atendimento do aluno nas etapas presenciais ocorre nos pólos, onde funcionarão salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Após a assinatura do convênio, será feito um estudo nos municípios participantes, para ver quais os cursos mais procurados na região e que podem ser implantados pela UAB