As contas de energia elétrica foram as campeãs em queixas dos consumidores mato-grossenses, mês passado, no órgão de defensa do consumidor. Reclamações de cobranças indevidas e outras totalizaram 116 casos. Em seguida, aparecem os serviços de telefonia celular com 88 pedidos de probidência e, telefonia fixa, com 68.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o setor de serviços essenciais ficou em primeiro lugar em reclamações com 313 queixas. Ao todo, o Procon recebeu 1094 consumidores cobrando soluções. Em abril haviam sido 894.
O setor de produtos ficou teve 284 reclamações, sendo (46) para aparelho de telefone, (27) para produto de informática e (26) para móveis de quarto.
No setor financeiro foram 268 reclamações. Os bancos comerciais tiveram 125, cartão de crédito 57 e reclamações para cartão de loja 25.
“É muito importante o consumidor reclamar oficialmente sobre práticas abusivas, pois são através dessas denúncias que o PROCON defini algumas atuações mais estratégicas e até mesmo em parceria com outros órgãos de defesa do consumidor, tal como Defensoria Pública e Ministério Público”, ressaltou a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza”. A informação é da assessoria do Procon.