Economia

Chuvas já comprometem mais de 10% da produção de soja em Cláudia

As fortes chuvas que caem diariamente na região Norte já estão causando prejuízos nas lavouras. Em Cláudia (80 km de Sinop) as perdas já passam de 10%, segundo o produtor rural e ex-prefeito do município, Vilmar Giachini. “Já tem produtor abandonando as lavouras porque não tem mais como colher. Os grãos já estão ardidos (grãos visívelmente fermentados, com coloração escura na casca e interiormente), com a qualidade comprometida”, explicou Vilmar.

Segundo ele, além dos baixos preços no mercado, o produtor rural ainda tem que lidar com as perdas ocorridas pela chuva, dificultando ainda mais a atividade agrícola. “Se não parar de chover, a probabilidade é que aumente ainda mais a porcentagem de grãos ardiso, aumentando o índice de perdas”, ressaltou.

Nesta safra, foram cultivados cerca de 26 mil hectares de soja, com expectativa de produtividade média de 48 sacas por hectare. Foram plantados ainda 25 mil hectares de arroz. “A colheita do arroz também está sendo prejudicada”, ressaltou Giachini.

Alguns produtores de Vera e Feliz Natal também enfrentam o mesmo problema.