A proposta de empreender e ajudar a transformar a realidade da sociedade ao mesmo tempo despertou o interesse de muita gente, que veio conferir como isso é possível, ontem, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Choice Day, um movimento nacional que dissemina e estimula o empreendedorismo, foi realizado em 23 cidades brasileiras e reuniu na capital de Mato Grosso um público de 300 expectadores.
Com extensa programação e entre oficinas e palestras, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre negócios que geram impacto social e suscitar o espírito inovador e empreendedor durante o encontro. A realização do evento contou com a parceria do Governo do Estado, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE). Esta é a terceira edição do Choice Day em Cuiabál.
O Movimento Choice é um programa da Artemisia, organização sem fins lucrativos com sede em São Paulo e Recife, que estimula o empreendedorismo no Brasil, por meio da formação de jovens universitários e recém-formados em embaixadores do impacto social positivo. Mais de 72 mil universitários formam a rede de Embaixadores Choice. Em Mato Grosso, cinco representantes difundem o conceito de que é possível empreender e fazer a diferença no mundo.
“O conceito de negócios de impacto social é muito parecido com o utilizado para definir as startups. São empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para os problemas sociais da população de baixa renda”, explica a Embaixadora Choice em Mato Grosso, Marina Martinho. Segundo a estudante de Direito, um dos lemas do programa é: “entre ganhar dinheiro e fazer a diferença, escolhemos ficar com os dois”.
De acordo com o secretário de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes, o incentivo às ações das comunidades regionais é uma forma de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado. “O projeto Comunidades Inovadoras, coordenado pelo GAE, tem esse propósito de ajudar as comunidades a se conectarem umas com as outras, facilitando o networking, por meio de eventos globais e meetups”, disse o gestor. O Movimento Choice é a quinta comunidade local a integrar a rede de colaboração proposta e intermediada pelo GAE.
Atraídas pela proposta de fazer o bem, as empreendedoras Saron Milhomem e Denise Selles, de 24 e 28 anos, respectivamente, participaram do encontro que promoveu ações simultâneas em várias partes do País. Saron conta que abriu uma loja online de estampas infantis chamada Blumblom, enquanto Denise, no mesmo ramo, atende com a ZUP Camisetas uma clientela voltada para a cultura nerd e geek. As duas são empreendedoras desde a adolescência.
“Seria tão bom se todos pudessem ganhar seu próprio dinheiro e ajudar o próximo, não é mesmo? Acredito que isso pode acontecer, então vim conhecer essa ideia e ampliar a minha rede de contatos”, disse Saron. Já Denise, pontuou que seria útil para o mundo unir a vontade de ganhar dinheiro e ajudar quem realmente precisa.
A proposta do Movimento Choice também chamou a atenção de empreendedores mais experientes, como é o caso do professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Bernanci Pedroso de Almeida. Bernanci, que tem 50 anos, afirmou se sentir à vontade no meio do público maioritariamente formado por universitários. Ele conta que veio a convite de outra professora do Instituto. O professor estava acompanhado de seu filho mais novo, Pedro Sandro, de oito anos. “Vim conhecer essa ideia de ganhar dinheiro e ajudar pessoas ao mesmo tempo. Levarei para minha filha que está terminando o curso técnico em Química essa proposta que parece bem interessante”.