Acabam de chegar a Sinop os dois caminhões AP 2 de combate a incêndios, doados pelo Ministério da Aeronáutica, para os aeroportos de Alta Floresta e Sinop. Eles foram transportados em carretas especiais e as solenidades para entregá-los aos municípios serão amanhã. Em Alta Floresta, de acordo com a assessoria, está marcada para às 8h. Já em Sinop, a entrega será feita às 10h, no aeroporto. O brigadeiro do Ar, Juniti Sauto e do comandante do 6º Comando Regional, brigadeiro Machado estarão na solenidade.
Houve uma forte cobrança da classe política e das entidades dos dois municípios para os aeroportos receberem estes caminhões. Agora, os dois municípios poderão ter aviões com capacidade para transportar até 70 passageiros operando com voos noturnos. Atualmente, a empresa que opera rota do Nortão a Cuiabá e diversos Estados, opera com aeronave para 40 passageiros. Recentemente, a empresa foi notifica a deixar de usar aeronaves maiores por falta de caminhões AP2. Não foi informado quanto cada um custou.z
Em Alta Floresta, de acordo com o secretário de Administração, Rodrigo Arpini, 23 oficiais receberam as instruções da Aeronáutica para trabalhar com caminhão que é equipado para combater incêndios de grandes proporções. “Os órgãos competentes solicitaram 15 oficiais, porém, por uma questão de segurança, o município optou em qualificar um número maior de pessoas”, disse, por assessoria. Na cidade, o treinamento foi realizado na terça-feira.
O caminhão é uma das exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o município continue oferecendo voos noturnos regularmente e operar com aeronaves de médio e grande portes. Em Alta Floresta, a falta do equipamento foi um dos motivos apresentados por um companhia aérea para suspender os voos noturnos. Outra empresa está operando atualmente.
(Atualizada às 14h28)