O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) começou a atuar em Sinop em maio de 2005 com o objetivo único de atender a demanda de estagiários dos órgãos públicos. Desde março deste ano (2007) o CIEE está sediado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop atendendo também empresas privadas de todos os segmentos.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem 42 anos de existência e é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional. O maior objetivo do CIEE é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior, uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.
Adelita Dias Pereira é a responsável pelo CIEE e conta que em Sinop o centro mantém convênio com todas as instituições de ensino superior, inclusive nas modalidades de ensino a distância, e 14 de ensino médio. Atualmente, além dos órgãos públicos, atende 33 empresas privadas com 121 estudantes inseridos no mercado de trabalho como estagiários e desde a implantação do CIEE em Sinop já foram cadastrados mais de 400 estudantes.
“Toda empresa pode ter em seu quadro funcional estagiários”, explica Adelita, “Basta respeitar idade, carga horária e funções específicas”. Segundo a legislação específica sobre Estágio o mesmo não cria vinculo empregatício de qualquer natureza e o estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contra-prestação que venha a ser acordada, ressalvando o que dispuser a legislação previdenciária, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais e a jornada de atividade em estágio, a ser cumprida pelo estudante, deverá compatibilizar-se com o seu horário escolar e com o horário da parte em que venha a ocorrer o estágio.
Os estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho através dos estágios do CIEE devem ser maiores de 16 anos, estar cursando o segundo grau, um curso técnico profissionalizante, ou uma faculdade. Além de Sinop, o CIEE atende cidades como Vera, Sorriso e Colíder e até junho deste ano vai atender toda a região norte de MT. Informações com Adelita pelo telefone 3511 1400.