O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça, se reuniu com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, ontem, no Palácio Couto Magalhães. A reunião serviu para articular a instalação de um Centro de Atendimento Empresarial (CAE) no município.
Para o secretário adjunto, é essencial que Várzea Grande, enquanto segundo maior município do Estado, faça parte desse projeto do governo do Estado, que visa o fomento econômico e social loca, por meio de atividades desenvolvidas por micro e pequenas empresas. “Nosso foco é trazer o pequeno e microempresário para perto do Estado, para que haja um desenvolvimento das atividades. Porque isso gera renda, imposto e ajuda a desenvolver a economia local”.
A chefe do Executivo Municipal, por sua vez, ressaltou a importância dos CAEs tanto enquanto projeto econômico, quanto social, e ponderou que tem interesse em desenvolvê-lo em Várzea Grande. “Esse é um trabalho importante que abre oportunidades para que esse micro e pequeno empresário melhore seu negócio. Porque a partir do momento que esse público se desenvolve, há um fortalecimento da economia local, o que é bom não só para o indivíduo, mas para todo município. Então, posso dizer que ele é um projeto social também e que nos interessa e muito”.
Os CAEs fazem parte de um acordo de resultados assinado pela gestão do governador Pedro Taques, para fomentar a economia e já existem em 51 municípios, incluindo Cuiabá. O espaço funciona como um ambiente de atendimento especializado e voltado para micro e pequenos empresários. Fazem parceria com o Executivo Estadual para o seu desenvolvimento, as prefeituras, que ficam responsáveis por fornecer o local de funcionamento e os servidores que farão atendimento e o Sebrae, que treina esses servidores, além das Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas.