PUBLICIDADE

Centro de atendimento é referência para empresários do Nortão

PUBLICIDADE

Colíder foi o primeiro dos 42 municípios que o governo do Estado contemplou com o Centro de Atendimento Empresarial (CAE). O programa viabilizado pela Sicme foi instalado no município em 2009, o que resulta em 468 empreendedores individuais formalizados. De acordo com a gerente do CAE, Margarida Gaona, além de Colíder ter sido o primeiro a receber o CAE, também foi o primeiro a ser implantada a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas. “A Sala do Empreendedor ou CAE só é implantado nos municípios onde a Lei Geral é aprovada”.

Neste ano, chega ao CAE de Colíder mais uma novidade, será disseminada a disponibilização do sistema de informatização para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas para os empreendedores prestadores de serviços no município.

No município, o CAE está fomentando empreendedorismo e realizando qualificações profissionais. Oferecendo também orientação empresarial ao empreendedor individual, micro empresas e acadêmicos. Disponibilizando e divulgando os cursos EAD/online Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) online, são mais de 80 cursos oferecidos.

O secretário da Sicme, Pedro Nadaf, afirma que o objetivo do CAE é fortalecer o comércio nos municípios mato-grossenses. “Assim, estimulando a criação de novos empreendimentos. Os técnicos treinados para atuarem no CAE também auxiliam os empreendedores nos processos de desburocratização de documentos e integração com órgão do Governo de Mato Grosso e entidades parceiras”.

Elizabete Galante Alves e Antônio Marcos Alves trabalhando com fabricação de produtos de panificação há 15 anos e só em 2010 conseguiram se formalizar para abrirem o próprio comércio. “Antes de nos formalizar, trabalhávamos em mercados e padaria, mas sempre com o mesmo segmento. Quando resolvemos nos formalizar para abrir nosso próprio negocio, procuramos o CAE e o processo foi muito rápido, recebemos todas as informações e apoio necessário”, diz Elizabete.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Emprego, Renda, Cultura e Turismo de Colíder, Lourenço Aparecido Marani, a política dos Centros de Atendimentos traz um ótimo resultado para todos os municípios contemplados, inclusive para Colíder. “O CAE é uma pequena grande ajuda para todos os empreendedores aqui da região, não só para os micros empreendedores. Atendemos desde aquele que esta iniciando um empreendimento até o que já é um grande empreendedor”.

Criado desde 2009 pelo Governo do Estado, por meio da Sicme, o Centro de Atendimento Empresarial conta com a parceria da Junta Comercial (Jucemat), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), (Sebrae) e Prefeituras.

Tendo como principal objetivo descentralizar as ações da Sicme, disseminar informações do setor econômico e amparar micro e pequenas empresas, responsáveis por 99% dos empregos gerados no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE