A contagem populacional deve encerrar em julho no Nortão, conforme previsto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde o último dia 23, cerca de 260 recenseadores estão envolvidos nos trabalhos que, segundo o supervisor Remildo Rodrigues de Souza, transcorrem normalmente.
Souza destacou que em alguns municípios a contagem está mais avançada. A pesquisa é feita por setores e atingirá todas as residências. Somente em Sinop, será feita em mais de 100 bairros. A última estimativa do IBGE apontou que o município tinha 100 mil habitantes.
Todos os dados levantados são registrados em PDAs (palm tops) e a transmissão é feita diretamente para a central nacional. Os primeiros resultados serão apresentados em agosto. Os números serão utilizados para a definição dos repasses feitos pelo Governo Federal para educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros.
Em Mato Grosso, apenas Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis ficaram fora, já que possuem mais de 170 mil habitantes. Recenseadores também trabalham no censo agropecuário, que deve encerrar somente no final do ano.