A contagem populacional foi prorrogada por mais uma semana em Nova Mutum. De acordo com a Comissão Censitária, há dificuldades para localizar os moradores de aproximadamente 320 residências, o que pode resultar em um número superior a mil pessoas. O término do Censo 2007 estava programado para o dia 31 de julho, mas o atraso no levantamento dos dados obrigou o IBGE a adiar o prazo até o dia 15 de agosto em todo o Estado.
Os principais problemas estão sendo registrados nos bairros Jardim II, Colina I e II, Parque do Sol e Jardim Imperial, de acordo com a assessoria. Nesses bairros os moradores não estão sendo encontrados, mesmo com os recenseadores trabalhando em horários alternativos. Em razão disso o IBGE está pedindo que as pessoas que ainda não foram recenseadas entrem em contato com o IBGE e informem um horário adequado para a visita.
A Secretaria de Educação vai auxiliar e estabeleceu uma estratégia para localizar possíveis famílias que ainda não foram recenseadas. Os alunos estão levando para casa uma solicitação de informações. “Dessa forma pretendemos localizar pessoas que ainda estão fora do levantamento”, explicou a secretária Ida Pedrollo.
A coordenadora do censo, Nilcéía Correia, informou ao Só Notícias que os dados já apontam para mais de 20 mil habitantes em Nova Mutum, superando a estimativa anterior do órgão.