Nos próximos 30 dias devem ser divulgadas as novas estatísticas populacionais dos municípios brasileiros. A coleta de dados encerra hoje em Sinop – maior cidade da região Norte – e em mais de 30 cidades do Nortão. De acordo com a regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas em Juara (300 km de Sinop) os trabalhos foram prorrogados até o dia 10, devido a falta de recenseadores.
A contagem deve corrigir números defasados em alguns municípios. O último censo foi realizado em 2000. Na última estimativa, divulgada pelo instituto no ano passado, Sinop apareceu com 103 mil habitantes, Sorriso com 50.613, Alta Floresta com 47.281, Lucas do Rio Verde com 28.646 e, Guarantã do Norte, com 33.791, alguns desses contestados pelas administrações. Em Alta Floresta, por exemplo, estima-se que passe de 60 mil habitantes.
São estes números que definem a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, a distribuição dos recursos é feita de acordo com o total de habitantes de cada cidade.
Todos os dados coletados nas residências estão sendo repassados, via internet, ao IBGE nacional, que apresentará o resultado final em agosto. O censo está sendo realizado em todos os municípios brasileiros com até 170 mil habitantes. Em Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.