O número de inadimplência no comércio de Sinop caiu 32,62% durante o mês de setembro, conforme mostra o relatório emitido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). De acordo com a estatística, durante o mês foram 2.134 pessoas que tiveram os nomes inseridos na lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), enquanto no mesmo período do ano passado foram 3.167. O levantamento mostra ainda que 1.576 pessoas saíram lista negra depois de pagarem seus débitos. Este número é um pouco abaixo da média registrada no ano passado, quando foram 1.701. Outro dado referente ao balanço mostra que o número de consultas feitas ao SPC durante o período cresceu 6,24%, passando de 14.812 para 15.736.
Consultas a cheques tiveram um crescimento de 12,20%, saindo de 5.720 no ano passado para 6.418 neste ano. Para o presidente da CDL, Afonso Teschima Júnior, as estatísticas mostram a reação do comércio neste segundo semestre. “Estamos tendo um segundo semestre mais acentuado, o que mostra que está havendo uma maior procura das pessoas, o que já ajuda a aquecer a economia do município”, destacou ao Só Notícias.
Ainda segundo o presidente, a redução no registro de inadimplentes pode ser explicado pelo fato de muitas compras serem feitas à vista.