A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop passará a ter um novo banco de dados nos próximos meses para reforçar o sistema de informações de clientes com contas atrasadas no comércio – principalmente das lojas filiadas. A informação é do presidente da CDL, Afonso Teschima Júnior. Segundo ele, a entidade passará os serviços do SPC Brasil – Serviço de Proteção do Crédito – ao SPCA – Serviço de Proteção ao Crédito Automatizado.
“O novo banco de dados oferece maiores informações e mais agilidade nas consultas”, ressaltou. Segundo ele o novo serviço deve ser implantado até final de janeiro. Após esse processo de transferência do sistema, a CDL comunicará os lojistas e realizará um treinamento para o uso do novo SPCA.
Atualmente 800 empresas de Sinop são filiadas a CDL e utilizam o SPC para registros dos clientes com débitos. Em 2005, 38.267 nomes foram incluídos na “lista negra do crédito”. Quem não paga contas acaba tendo nome lançado no SPC e acaba não comprando à prazo em outras empresas que são filiadas na CDL e que obtém a informação que o cliente está com pendências em outras empresas. Durante o ano foram feitas 208.168 consultas no serviço.