A Câmara dos Dirigentes Lojista que representa cerca de 560 associados pretende entrar na justiça com uma ação indenizatória sobre os prejuízos sofridos nos últimos meses por interrupções no serviço de acesso à internet da Operadora Oi. Por vários dias o município ficou com este problema, com quedas de até seis horas.
De acordo com a presidente da CDL, Elza Maria Lopes, a entidade já entrou com uma ação no Procon, mas não resolveu. “Agora, estamos juntando toda a documentação, estou avaliando na receita federal o valor do prejuízo para o nosso comércio. Sabemos que é um prejuízo quase que incalculável, mas com os números da receita teremos uma média para saber o quanto perdemos”, explica. “Nesses dias sem internet, ficamos sem tirar notas fiscais, não dá para despachar mercadoria, nem utilizar serviços bancários, pagar boletos, fazer depósitos, é uma situação praticamente de calamidade”, desabafa.
Além do prejuízo aos comerciantes, que praticamente não podem vender ou receber mercadorias, a falta de sistema causa também transtorno aos clientes. “Muitas vezes o cliente vai comprar, cai o sistema não tem como passar cartão e ele precisa cancelar a compra. Torna-se constrangedor para os dois lados”, relatou a presidente.
Esta semana, ela pretende concluir o levantamento na receita e conversar com o Ministério Público “para ouvir uma opinião deles sobre o melhor procedimento”.
Em julho, deste ano, o Procon aplicou multa de R$ 4,9 milhões a empresa Oi, por falhas na disponibilização dos serviços de internet e também telefonia, em processo administrativo que vem sendo elaborado desde de 2011. Segundo a coordenação do órgão, somente entre 2012 e 2013 foram mais de 500 horas sem os serviços terem sido prestados para muitos clientes.
A empresa recorreu. “Agora não será mais pelo Procon e sim uma questão judicial”, garante Elza.