As consultas ao SPC (Serviço de Proteção de Crédito) -feitas por empresas antes de venderam à prazo- caíram aproximadamente 6% e as de cheque aumentaram de apenas 1% em março. Por outro lado, o número de inadimplentes teve recuo considerável de 21%, o que para os lojistas é bom indicador. Somados aos números de janeiro, fevereiro, os associados da Câmara dos Dirigentes Lojistas avaliaram o mês como satisfatório.
Mas o saldo não é totalmente positivo. Se comparado o volume de contas atrasadas de março com mesmo mês de 2013, houve aumento de 4,64% nas inadimplência no comércio varejista. A quantidade cancelamentos (quando clientes pagam o que devem) foi negativa 18,88%. Já as as consultas ao SPC cresceram 7,01% e, as de cheques, 8,43%.
“Agora, a expectativa dos lojistas é que o próximo trimestre seja bem melhor. Para começar a aposta está em abril, nas vendas da páscoa na primeira quinzena, na divulgação das novas coleções outono/inverno que chegaram as lojas e nas vendas do dia das mães que devem iniciar na ultima semana do mês. Além disso, já iniciaram as promoções de eletroeletrônicos visando atender os consumidores que querem maior qualidade para assistir aos jogos da copa. Portanto, abril promete!”, disse o presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Junior.