A Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) aprovou, ontem, durante reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), 142 cartas consulta de projetos que poderão ter financiamentos via linhas de crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural). Os investimentos somam R$ 102 milhões.
Com os projetos devem ser gerados 250 empregos diretos e 449 empregos indiretos que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Os investimentos serão aplicados na aquisição e retenção de matrizes de bovinos, equipamentos e insumos agrícolas, na produção de suínos e irrigação.
O produtor rural pode buscar todas as informações necessárias para a captação dos recursos nas agências do Banco do Brasil ou do Sicredi. O FCO oferece condições favorecidas e diferentes, tais como taxas de juros, limites financiáveis e prazos de pagamento e de carência.
O FCO Rural tem como público-alvo produtores rurais, na condição de pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de produção e associações, que se dedicam à atividade produtiva no setor rural e que desejam iniciar, ampliar, modernizar seus empreendimentos na região Centro-Oeste.
A CPACR é formada por representantes do governo estadual, entidades do segmento agropecuário e sociedade civil. A Câmara tem o objetivo de apresentar propostas de reformulação de Política Agrícola e Agrária Estadual, deliberar sobre projetos de financiamento para o desenvolvimento da agriculta em Mato Grosso e subsidiar as decisões do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA-MT), ligado à secretaria adjunta de Agricultura da Sedec.