PUBLICIDADE

Carrefour vende fazendas em MT para família do fundador da rede

PUBLICIDADE

A viúva e os filhos de Jacques Defforey, um dos fundadores do grupo Carrefour, compraram as fazendas que ainda pertenciam à multinacional francesa no Brasil. As propriedades rurais, localizadas no Mato Grosso e na região do Vale do São Francisco, no Nordeste, foram adquiridas nos 70 e 80 pelo próprio Jacques Defforey, que gostava tanto de suas terras brasileiras que costumava vir até cinco vezes por ano ao país só para vê-las. Mas, a manutenção de um braço agropecuário deixou de fazer sentido para a varejista francesa, cuja administração decidiu desfazer-se de imóveis ao redor do mundo.

Por respeito à memória de um de seus fundadores, o Carrefour ofereceu as fazendas ao herdeiros de Deforrey antes de anunciar a venda ao mercado. Segundo pessoas próximas à empresa, Jacques Defforey tinha uma forte ligação com essas propriedades rurais. O Brasil foi o único país onde a rede francesa comprou terras. As unidades estão sob o guarda-chuva de dois grupos: a Fazenda São Marcelo, no Mato Grosso, que produz gado, e o grupo Labrunier, que reúne quatro fazendas de uva no Nordeste. Arnaldo Eijsink e Odair Silverio, executivos que estão à frente das fazendas desde a gestão de Jacques Defforey, continuarão no comando das operações, como diretor geral e diretor financeiro, respectivamente. Os negócios já foram desmembrados do Carrefour, que já nem mais hospeda o escritório da nova empresa agropecuária. Os laços da família Defforey com o Carrefour se desfizeram nos últimos anos. O maior grupo de acionistas da multinacional passou a ser a família Halley, os fundadores da rede Promodès.

Em 1999, as duas cadeias francesas empreenderam uma megafusão, o que ajudou a consolidar o Carrefour como a segunda maior varejista do mundo, atrás da gigante americana Wal-Mart. Jacques Defforey adorava o Brasil, tanto que a primeira loja do grupo fora da Europa foi aberta em São Paulo, em 1975, após uma visita do empresário ao país.

A primeira fazenda comprada por Defforrey foi a do Mato Grosso, de 25 mil hectares, que hoje produz gado orgânico, ou boi verde . As quatro fazendas no Vale do São Francisco foram compradas nos anos 80 e o cultivo de uva nessas áreas também é orgânico. Cerca de 60% da área da São Marcelo é ocupada por mata nativa, um índice superior ao exigido por lei. Na região, os proprietários são obrigados a preservar 50% do território. No Nordeste, as quatro fazendas ocupam 2 mil hectares – são o maior pólo de produção de uva de mesa do país . Uma das fazendas está na Bahia; as outras três, em Pernambuco. No Centro-Oeste, o grupo tem três fazendas e arrenda mais 20, onde cria gado. Cerca de 75% da produção dessas fazendas é exportada e, em grande parte, para o próprio Carrefour.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE