A demanda por materiais escolares e a procura por fantasias durante o Carnaval contribuíram para o resultado positivo das vendas no comércio mato-grossense no mês passado. O setor conseguiu elevar as vendas em 2,6% em fevereiro de 2015, em relação a fevereiro de 2014. No confronto com janeiro deste ano, o índice registrado em fevereiro cresceu 1%. Foi o que constatou a Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat), com os dados coletados do Sistema de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult).
Em fevereiro de 2015 foram verificadas 85,578 mil consultas ao Crediconsult, ante 84,698 mil em janeiro e 83,427 mil em fevereiro de 2014. As consultas indicam a intenção de compra ou concessão de crédito para o consumidor, pois geralmente são compras parceladas. Na avaliação do diretor da Facmat, Manuel Gomes, os consumidores estão mais focados em adquirir apenas aquilo que necessitam, ou seja, freando o consumo. Diante disso, o comércio tenta inovar com produtos diferenciados e condições de pagamento para estimular a venda, opina. “Mas, no mês de fevereiro deste ano o varejo garantiu incremento principalmente pelas vendas de materiais escolares, uniformes, calçados e acessórios”.
Ele lembra que o Carnaval celebrado em fevereiro deste ano, ao contrário de 2014 em que a data foi comemorada em março, ajudou nas vendas de alguns segmentos do comércio varejista. Gomes afirma ainda que a expectativa do setor é encerrar o ano com crescimento nas vendas. “Não será um crescimento expressivo por causa dessa turbulência na economia, mas um leve aumento”.