Os dados do Produto Interno Bruto dos Municípios Brasileiros 2005, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam a cidade de Campo Verde na liderança do ranking nacional da agropecuária.
Grande produtor de algodão herbáceo, o município ultrapassou a cidade de Sorriso, também em Mato Grosso, que caiu para o 10º lugar, em razão das condições adversas para a cultura da soja, o principal produto do município. A produção de soja foi reduzida em Sorriso devido à queda da cotação do preço do grão, aliada à estiagem.
As informações do IBGE indicam que São Desidério, município do oeste baiano, passou a ocupar o segundo lugar no ranking da agropecuária. Maior produtor de algodão herbáceo do país, a cidade do interior baiano também se destacava, em 2005, na produção irrigada de milho e soja.
O estado de Mato Grosso também emplaca a terceira maior cidade do país no ranking agrícola: Sapezal. O município é o segundo maior produtor de soja do Brasil, terceiro maior produtor de algodão herbáceo e quinto maior produtor de milho.